#1 Pontapé de saída
Mensagem de boas-vindas, o primeiro 'Estádios do Tostões', o Centenário do SC Canidelo e o lançamento do 'Vale (muito) a pena seguir', que trará sugestões de projectos que vou conhecendo por aí
Bem-vindo/a à newsletter do Futebol de Tostões!
O meu nome é Marta e tenho percorrido Portugal em busca de campos de futebol antigos, mais ou menos pelados (quanto mais antigos e pelados, melhor), onde jogam equipas dos campeonatos amadores, populares e distritais.
Com o Futebol de Tostões procuro criar um arquivo fotográfico da paisagem futebolística nacional, naquilo que ela tem de mais típico (e belo), mas também homenagear os clubes que representam aquilo que, para mim, é a verdadeira essência do futebol.
Por aqui vais encontrar pequenos textos, histórias e sugestões sobre o lado b do futebol, aquele que não aparece nos cabeçalhos dos jornais desportivos e que passa longe dos holofotes e dos orçamentos de milhões.
Também será por cá que irei partilhar em primeira mão novidades sobre o Futebol de Tostões e conteúdos exclusivos - histórias que vou vivendo a bordo do Tostões, fotos que nunca cheguei a publicar e sugestões de projectos que adoro e que acho que toda a gente deveria conhecer.
Espero que gostes tanto de embarcar nesta viagem quanto eu.
Estádios do Tostões
Quem me segue no Instagram deve ter visto o meu post a anunciar a publicação de um artigo que escrevi para o site brasileiro Verminosos por Futebol, a convite do jornalista Rafael Azevedo. O mote era simples, mas desafiante: escrever um artigo sobre 10 estádios em Portugal que merecessem uma visita e que fossem desconhecidos no Brasil (e talvez até entre os portugueses).
Foi o argumento perfeito para mergulhar no baú fotográfico e partilhar algumas histórias por detrás das imagens, mas a selecção foi tudo menos fácil porque o Futebol de Tostões é feito de centenas de campos de futebol.
Por isso e aproveitando o embalo do artigo, a newsletter terá uma espécie de rubrica, de seu nome “Estádios do Tostões”, onde darei destaque a um campo de futebol que fotografei em cada edição.
O eleito desta vez é o Campo do Lírio, em Paços de Ferreira, onde joga a Associação Desportiva Carvalhosa.
Estive neste campo logo no início do Futebol de Tostões, numa altura em que o clube ainda se chamava Grupo Desportivo Cultural de Carvalhosa. A mudança de nome deu-se a 1 de Julho de 2018, com o surgimento de uma nova associação desportiva na vila de Carvalhosa: a Associação para o Desporto do Campo do Lírio. Na época passada, o clube jogou na distrital, na 2.ª divisão da Associação de Futebol do Porto. O campo foi inaugurado em 1992 e sofreu algumas obras em 2023. Está entretanto prevista a construção de um novo campo de futebol num terreno contíguo.






Sport Clube Canidelo: 100 anos, 100 imagens
No passado dia 3 de Agosto, o Sport Clube Canidelo festejou o seu centenário. Para assinalar a data e com o contributo de sócios, adeptos e simpatizantes, o clube reuniu uma centena de imagens, que começou a partilhar nas redes sociais 100 dias antes do aniversário. As fotos ajudam a contar a história do Sport Clube Canidelo, não só no futebol, mas também no voleibol e no ciclismo, modalidades importantes no percurso do clube. Entre as imagens podemos ainda encontrar fotografias do antigo Parque de Jogos Manoel Marques Gomes, que foi demolido para dar lugar a um supermercado e que infelizmente não fui a tempo de fotografar para o Futebol de Tostões.
As fotos do centenário podem ser vistas na página de Instagram do Sport Clube Canidelo ou no Youtube, em formato vídeo. Quem tiver curiosidade pode ainda aceder ao arquivo da RTP para ver a reportagem feita pelo canal no dia da inauguração da iluminação eléctrica no Parque de Jogos Manoel Marques Gomes, em 1973.
Vale (muito) a pena seguir
Tó Madeira
“O futebol é bué cenas”. É assim que Edgar Macedo nos introduz ao universo Tó Madeira, onde reúne um podcast imperdível (em versão áudio e versão escrita), reflexões sobre futebol e fotos tiradas pelo próprio em recintos desportivos.
O episódio mais recente do podcast é sobre a evolução da liberdade de expressão no futebol em Portugal, desde o 25 de Abril de 1974. Trata-se do oitavo episódio de uma série comemorativa dos 50 anos da Revolução dos Cravos, à qual o Edgar está a dedicar todos os episódios de 2024 do podcast. Um hino à liberdade que vale cada segundo de escuta e merece todos os aplausos.
O podcast está disponível no Spotify, Substack, Apple e Youtube. O Edgar também anda pelo Instagram e pode ser encontrado em @tomadeirapodcast.
Bom, por hoje é tudo.
No Substack podes acompanhar todas as novidades e deixar os teus comentários, críticas e sugestões. Se gostaste do que leste nesta primeira edição da newsletter, sugere e partilha com alguém que aches que pode gostar de conhecer este lado do Futebol de Tostões.
Se tiveres alguma sugestão, pergunta ou proposta de colaboração ou se quiseres simplesmente dar um olá, estás à vontade para me contactar: futeboldetostoes@gmail.com.
Podes também encontrar o Futebol de Tostões no Instagram e em www.futeboldetostoes.pt.
Obrigada por estares desse lado e por apoiares este projecto.
Até breve,
Marta.
Parabéns pelo projeto, Marta. Como morador do interior de São Paulo, acompanho bastante esse "verdadeiro" futebol aqui do Brasil. Ótimo ter uma variedade portuguesa do tema.
Mas que grande Substack. Vou ficar atento! O futebol português bem merece este espaço. Parabéns, Marta.